O mundo do futebol movimenta quantidades enormes de dinheiro todo ano em todo o planeta. No Brasil, as movimentações mais comuns e mais caras são normalmente de saída, principalmente para a Europa, mas também para o mundo árabe e para a China. Nos últimos anos, um novo tipo de movimentação se tornou mais comum no mercado brasileiro que foram as transações entre os próprios clubes brasileiros. Neste texto nós vamos dar uma destrinchada em alguns pontos envolvendo o mercado de jogadores de futebol, então vamos lá!

Vamos começar pela novidade. Na era das super cotas televisivas, os clubes brasileiros conseguiram gerir bem o dinheiro que entrava nos cofres e começaram a “atacar” os destaques dos rivais, se tornando mais uma preocupação para quem tem um jogador que está jogando bem, se unindo a mercados mais poderosos, como o europeu e o chinês.

Clubes como Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Inter, Grêmio, São Paulo e Corinthians, por normalmente receberem cotas mais altas e/ou também terem outras boas formas de arrecadação financeira (número de sócios, por exemplo, no caso mais específico da dupla GreNal) começaram a se tornar os destinos de jogadores que se destacam em clubes de menor porte no cenário nacional. Em alguns casos, há movimentações entre estes clubes citados, como no início de 2019 quando o Flamengo comprou do Cruzeiro o meia uruguaio De Arrascaeta pelo valor aproximado de 55 milhões de reais (13 milhões de euros).

Por sinal, o Flamengo fez boas movimentações no mercado. Além do Arrascaeta, o rubro-negro carioca trouxe também o atacante Gabriel Barbosa, o Gabigol, que em 2018 defendeu o Santos e que pertence à Inter de Milão-ITA. No caso do atacante, a contratação foi por empréstimo, sem custos, e com salários totalmente pagos pelo clube carioca (3,5 milhões de euros por ano, cerca de 15 milhões de reais).

AS MAIORES CONTRATAÇÕES DO FUTEBOL MUNDIAL

Dentre as contratações do futebol mundial, as que mais movimentaram dinheiro envolvem diretamente os clubes europeus. Sejam transações entre os próprios, ou deles comprando ou vendendo suas estrelas para outros mercados.

No Top 10 das maiores contratações da história do futebol, temos vários nomes conhecidos mundialmente. Veja na lista abaixo:

Destes, temos o atacante brasileiro Neymar aparecendo duas vezes no top 10, nalém de ser o jogador mais caro da história. Veja na tabela abaixo as 5 transações mais caras da história envolvendo jogadores brasileiros:

Movimentações recentes no futebol brasileiro

Além das contratações feitas pelo Flamengo, como já citamos, alguns jogadores foram vendidos recentemente por clubes brasileiros. Os nomes em destaque são os atacantes Vinícius Júnior e Rodrygo e o meia Lucas Paquetá. Confira na tabela abaixo os valores envolvidos nessas contratações e o respectivo destino de cada jogador.

QUANTIAS DE DINHEIRO MOVIMENTADAS PELOS CLUBES EUROPEUS

Os clubes europeus costumam investir pesado quando se interessam por algum bom jogador que vem se destacando em determinado clube, seja também europeu ou não. Essa tendência vem crescendo muito desde o início da década de 90 e o vídeo postado pelo canal Football DOR no YouTube mostra bem a linha do tempo de quem mais gastou com jogadores no futebol europeu.

DINHEIRO OU CARREIRA: O GRANDE DILEMA!

Na realidade atual do mercado mundial, um jogador jovem que se destacar no Brasil vive um dilema: optar por esperar por uma proposta de algum clube grande europeu, para assim tentar construir a carreira dos sonhos na Europa e tendo maiores chances de chegar na seleção, ou ganhar MUITO dinheiro em mercados alternativos, como o chinês e no mundo árabe, mas em contrapartida se distanciando mais do sonho de chegar a defender a amarelinha. A escolha vai depender de cada jogador e do planejamento de carreira que cada um tiver.

E chegamos ao fim do nosso resumo sobre a situação atual do mercado de jogadores no futebol mundial. Até o próximo texto!