Por padrão, o Android não permite que você instale aplicativos que não pertençam a loja oficial Play Store, mas em alguns casos (como no sistema Central Fut) precisamos instalar aplicativos a partir de um arquivo com a extensão .apk. O que fazer nesses casos?

Permitindo a instalação de fontes desconhecidas

Podemos configurar o Android para permitir que você instale aplicativos fora da loja, para isso, basta seguir os passos:

  • Procure no seu smartphone e abra o aplicativo "Configurar";
  • Encontre e selecione a opção "Segurança";
  • Dentro da seção de segurança, procure e marque a opção "Fontes desconhecidas".

Prontinho, agora seu Android já está habilitado para instalar aplicativos .apk.

Observação: Dependendo da versão do seu Android, a nomenclatura pode ser um pouco diferente, mas em todos eles o processo é o mesmo.

Mas calma que isso ainda não é tudo, além de poder instalar aplicativos, alguns (não são todos) aparelhos podem não permitir que você baixe eles da internet.

Permitindo o download de aplicativos .apk

Sim, isso mesmo, você precisa fazer uma segunda configuração para aí sim, conseguir baixar e instalar os aplicativos, então vamos lá, siga os passos:

Os passos a seguir serão necessários apenas se você tentar baixar depois de ter realizado a configuração anterior e ainda assim não funcionar.
  • Procure no seu smartphone e abra a loja de aplicativos "Play Store";
  • Procure a opção de menu que abre as opções da play store;
  • Selecione a opção "Play Protect";
  • Desmarque a opção "Verificar ameaças de segurança".

Agora seu smartphone está liberado, é só baixar e instalar. Caso você tente baixar um app e ainda não consiga, talvez o seu navegador tenha salvo o bloqueio em cache, se isso acontecer, você pode limpar o cache ou baixar o aplicativo através de um outro navegador.

Mas peraê, vou deixar meu smartphone vulnerável?

As configurações descritas acima apenas permitem a instalação de aplicativos fora da loja oficial do Android. A Play Store faz a curadoria dos aplicativos de sua loja, aplicativos maliciosos (vírus) são removidos e banidos. Depois de liberar a instalação de aplicativos de fontes desconhecidas, você precisa ter o cuidado de apenas instalar aplicativos de fontes confiáveis, agora a responsabilidade está em suas mãos.