Competições do primeiro semestre do ano. A propósito, esta época não chega, não está em terras tupiniquins por conta dos campeonatos estaduais.

Em princípio começando em janeiro, os estaduais são estendidos até o início do Campeonato Brasileiro, em meados do mês de abril e início de maio. Os principais campeonatos falam sobre as regiões sul e sudeste do país, mas não são capazes de decidir sobre os principais.

Este guia também pode ser exibido por vários momentos de destaque dos principais campeonatos do Brasil e exibir os melhores momentos de cada estado já está disponível em todas as quatro séries do Brasileirão!

SÃO PAULO

O Corinthians foi o campeão paulista de 2018. Será que repete o feito em 2019? (Imagem: Reuters)

Início do campeonato: 19/01/2019, Santos 0x0 Oeste.

Para muitos, o melhor e mais importante estadual do país. É o Campeonato Paulista que reforça os momentos principalmente das Séries A e B.

O Paulistão conta com 16 clubes, divididos em quatro grupos de quatro times cada. Na primeira fase, as equipes só enfrentam adversários dos outros grupos num turno único e nunca os concorrentes do mesmo grupo. No fim desta fase, os dois melhores colocados de cada grupo passam para as quartas de final e daí sucessivamente até a grande final.

São Paulo é o estado com mais times disputando o Campeonato Brasileiro. São 14 no total e eles estão distribuídos assim:

A: 4 times
B: 6 times
C: 0 times
D: 4 times.

RIO DE JANEIRO

Início do campeonato: 22/12/2018, Rezende 1x1 Macaé (1ª etapa com os times do interior, ainda em DEZ / 2018).

Um dos campeonatos mais confusos do país! Essa frase define bem o Campeonato Carioca. Para se ter ideia, se um mesmo time vencer os dois turnos (Taça Guanabara e Taça Rio, respectivamente), ele não será campeão diretamente, mas sim estará classificado para uma última final, contra o time melhor colocado na classificação geral. Bizarrice é pouco para esse regulamento.

Dentro de campo, um time sobra em relação aos demais. Com investimento pesadíssimo para a temporada de 2019, o Flamengo no papel tende a sobrar no estadual. Mais nivelados entre si e com os times de menor porte, Vasco, Fluminense e Botafogo correrão atrás do rubro-negro no Carioca.

De Arrascaeta (Cruzeiro) e Gabigol (Santos / Internazionale) são as principais contratações do Flamengo para 2019. Pintou o campeão carioca deste ano?

Dos 12 times que disputam o Campeonato Carioca, sete disputam o Campeonato Brasileiro e estão distribuídos assim nas séries:

A: 4 times
B: 0 times
C: 1 time
D: 2 times

RIO GRANDE DO SUL

Início do campeonato: 19/01/2019, Brasil de Pelotas 0x3 Caxias.

Completando 100 anos em 2019, o Campeonato Gaúcho promete ser bem animado. Além da data comemorativa, o torneio este ano conta com vários clássicos regionais na tabela já que alguns times tradicionais subiram da divisão inferior em 2018 e irão tornar a disputa mais acirrada em 2019.

A dupla GreNal continua sendo favorita para levar o título Gaúcho, mas será que poderá vir alguma surpresa do interior? (Imagem: Lucas Uebel / Grêmio FBPA)

Os favoritos obviamente são Grêmio e Internacional, mas equipes como Brasil de Pelotas (B), Ypiranga-RS (C) e Caxias (D) são os principais candidatos para repetir o feito do Novo Hamburgo, que foi campeão gaúcho em 2017, quebrando a hegemonia dos times da capital, Porto Alegre.

Os times gaúchos que jogarão o Brasileirão em 2019 estão distribuídos assim:

A: 2 times
B: 1 time
C: 2 times
D: 2 times

MINAS GERAIS

Será que em algum time do interior conseguirá fazer frente ao Atlético e Cruzeiro?

Início do campeonato: 19/01/2019, Guarani-MG 1x3 Cruzeiro.

O Campeonato Mineiro de 2019 não foge muito do comum. Os favoritos na competição esse ano são obviamente Atlético-MG e Cruzeiro, além do América-MG que sempre corre por fora, ainda mais em 2019 vindo de rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro.

Os times do interior no Campeonato Mineiro normalmente não conseguem fazer tanta frente contra os times da capital, mas isso não impede de algumas zebras avançarem e em jogo único acabarem derrubando algum dos favoritos.

As equipes do Campeonato Mineiro que jogarão o Brasileirão estão distribuídas assim:

A: 2 times
B: 1 time
C: 2 times
D: 4 times

BAHIA

Gilberto é um dos principais nomes da Bahia para 2019.

Início do campeonato: 23/01/2019, Bahia 7x1 Juazeirense.

Na Bahia, os rivais Ba-Vi continuam sendo os favoritos para conquistar o campeonato estadual, mas entre si há uma disparidade que não se via há um bom tempo. Enquanto o Bahia fez uma campanha relativamente segura no Brasileirão e chegou nas quartas de final da Copa Sul-americana em 2018, o Vitória simplesmente foi rebaixado como vice lanterna do nacional, além de vários problemas administrativos no clube.

Agora em 2019, com o Bahia na Série A e o Vitória na B, a diferença de investimento entre os dois rivais será enorme e o favoritismo vai praticamente todo para o Bahia. Os times baianos que jogarão o Campeonato Brasileiro estão distribuídos assim nas quatro séries:

A: 1 time
B: 1 time
C: 0 times
D: 4 times

PERNAMBUCO

Início do campeonato: 19/01/2019, Sport 2x3 Flamengo de Arcoverde.

Os times pernambucanos vem de um ano tenebroso. 2018 foi uma temporada com mais decepções que conquistas, tanto para o trio de ferro do Recife como também para os times do interior.

O Sport passa por um processo pesado de reconstrução após o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro. (Foto: Williams Aguiar / Sport Club do Recife)

Na Série A, o Sport foi rebaixado. Na C, Náutico e Santa caíram nas quartas de final e não subiram, enquanto o Salgueiro foi rebaixado para a Série D. Enquanto isso, os times que disputaram a D sequer não foram muito longe. A única conquista de verdade foi do Náutico, que venceu o estadual de 2018, saindo da fila de 14 anos sem títulos. Agora, nessa temporada de reconstrução de seus times, Pernambuco não terá sequer um representante na primeira divisão do Brasileiro pela primeira vez desde 2011.

Além dos times da capital, Salgueiro e Central, dois times tradicionais do interior também merecem destaque, ainda também por que 2019 é o ano do centenário do Central. Os times pernambucanos que disputarão o Campeonato Brasileiro estão distribuídos assim:

A: 0 times (primeira vez desde 2011)
B: 1 time
C: 2 times
D: 4 times

CEARÁ

Lisca Doido liderou o Ceará na campanha de recuperação e permanência na Série A 2018 e continuará como técnico do Vozão em 2019.

Início do campeonato: 05/01/2019: Ferroviário 2x3 Atlético-CE (primeira fase com apenas times do interior).

Enquanto os outros principais estaduais do Nordeste passam por um ano de instabilidade, o Cearense vive um ano de ouro. Após a grande campanha de recuperação do Ceará na Série A e também da irretocável campanha do título do Fortaleza na Série B, os rivais estarão juntos na Série A. Além deles, quem teve uma boa temporada em 2018 foi o Ferroviário, que chegou a eliminar o Sport na segunda fase da Copa do Brasil, em plena Ilha do Retiro, e isso acabou trazendo dinheiro para um bom investimento que fomentou a campanha da equipe para a conquista do título da Série D.

Além destes três, é difícil apontar outra equipe que seja favorita em 2019 no estadual cearense. As equipes do Ceará que disputarão o Campeonato Brasileiro estão distribuídas assim:

A: duas vezes B: 0 vezes C: 1 hora D: 2


E este foi o nosso guia dos campeonatos estaduais. Voltar em breve com mais informações sobre tudo o que tem de futebol em 2019.