Um campeonato de um time só. É uma frase bem dura e bem genérica, mas serve muito para definir a Bundesliga nos últimos anos. O futebol alemão vive um domínio do Bayern de Munique que já dura alguns anos. Quem ainda chega perto dele é o Borussia Dortmund, mas que não chega a ser uma ameaça muito grande desde a época que tinha Jurgen Klopp (hoje técnico do Liverpool-ING) no comando técnico.

Disputada por apenas 18 times e, por causa disso, possuindo apenas 34 rodadas, a Bundesliga tem uma divisão de forças bem destoante em comparação com os outros grandes campeonatos nacionais da Europa. Na Alemanha só dá para dividir as equipes em dois grupos: favoritos e coadjuvantes. A coisa só “piora”, porque o grupo dos favoritos possui apenas dois times, Bayern de Munique e Borussia Dortmund. Todos os outros 16 times pulam para o grupo dos coadjuvantes. Vamos dar uma destrinchada em como está se desenrolando o campeonato na atual temporada.

Bundesliga 2018/19

A edição de 2018/19 tinha tudo para mudar a escrita dos anos anteriores. O Dortmund abriu vantagem desde o início do campeonato, o Bayern não estava numa de suas melhores temporadas e nenhum outro time sequer ameaçou chegar junto na disputa. Tudo indicava que esse seria o ano do Dortmund quebrar a hegemonia do Bayern que já dura seis anos. Antes disso, o próprio Borussia foi bicampeão em 10/11 e 11/12.

Porém, em meados da metade de fevereiro, algo deu muito ruim para o Borussia Dortmund. A equipe que chegou a abrir até nove pontos de vantagem sobre o Bayern, mas a queda de produção dos amarelos foi tão grande que a vantagem e a liderança foram por água abaixo. Além disso, o Borussia foi eliminado da Uefa Champions League nas oitavas de final para o Tottenham, perdendo por 3-0 fora de casa e por 1-0 no Signal Iduna Park. Resumindo, o Dortmund vem descendo a ladeira!

Hoje, ao fim da 26ª rodada, as duas equipes estão empatadas com 60 pontos, mas o Bayern é o líder nos critérios de desempate. Ainda restam oito jogos e na 28ª rodada haverá o clássico entre os líderes, na Allianz Arena (casa do Bayern). Será praticamente uma final no campeonato de pontos corridos. É bem provável que o vencedor deste jogo também conquiste a Bundesliga na atual temporada.

OS COADJUVANTES

Como já foi dito, os outros 16 times do campeonato alemão são coadjuvantes. Obviamente, dentre eles, há alguns com mais destaques que os outros, como Schalke 04, Bayer Leverkusen, Werder Bremen, Wolfsburg, Hoffenheim, Borussia Mönchengladbaach e RB Leipzig. Estes normalmente figuram ali na zona de Champions e Europa League e fazem um pouco mais de frente aos favoritos.

Abaixo destes, temos Eintracht Frankfurt, Herta Berlin, Freiburg, Fortuna Düsseldorf, Mainz, Augburg, Stuttgart, Hannover e Nuremberg ficam no segundo escalão dos coadjuvantes, sendo o primeiro deles quem vem tendo mais destaque na atual temporada.

Esse é o nosso resumo da situação atual da Bundesliga. Como falamos, a disputa pelo título está entre o Borussia Dortmund e o Bayern de Munique. Já escolheu o seu favorito? Tendo escolhido ou não, você pode ir lá na demo do sistema de apostas online da Central Fut para conhecer melhor e, gostando dele, é só ir no nosso site para obter mais informações.

Até o próximo texto!