Já fazem alguns dias que a temporada do futebol brasileiro se encerrou e com a proximidade do ano novo, cresce a expectativa para que a bola volte a rolar nos gramados tupiniquins. Por isso, nós preparamos um resumo dos principais campeonatos de futebol que acontecerão em 2019 no Brasil, na América do Sul e na Europa e também entre seleções.

Brasil: Estaduais | Copa do NE | Copa do Brasil

No primeiro semestre de 2019, as principais competições que marcam o calendário brasileiro são os campeonatos estaduais, a Copa do Nordeste e as primeiras fases da Copa do Brasil. De todos esses torneios, o que tem mais destaque é o Campeonato Paulista, de onde saem inúmeros reforços para vários times por todo o Brasil no restante da temporada.

A Copa do Nordeste passa por uma fase de instabilidade. Com o encerramento dos canais Esporte Interativo (detentor dos direitos de transmissão da competição), ainda não se sabe como será a distribuição dos jogos na TV.

Em meados de maio começa a principal competição nacional. O Campeonato Brasileiro se estende até dezembro, mas neste ano provavelmente será interrompido durante a disputa para a realização da Copa América. Por causa disso, teremos várias semanas com rodadas na quarta/quinta e no sábado/domingo. Além do nacional, o segundo semestre de 2019 também trará as fases decisivas da Copa do Brasil e sua altíssima premiação. Em 2018, o Cruzeiro recebeu R$ 50 milhões pelo título e a expectativa é disso pra cima em 2019.

Europa: Premier League | La Liga | Bundesliga | Ligue 1 | Serie A

Com o calendário diferente do futebol europeu, teremos dois pedaços de temporada em 2019. O destaque, obviamente, fica no primeiro semestre, com a metade decisiva da temporada 18-19. Dentre as principais ligas nacionais, o destaque fica com a mais forte delas: a Premier League, na Inglaterra. Este ano, a disputa pelo título caminha para ficar entre Manchester City e Liverpool, com o Tottenham correndo por fora. Mesmo com apenas três times na luta pelo título, o campeonato em si continua muito disputado, com vários clássicos toda semana e a luta por vagas na Champions League da temporada seguinte.

Os outros campeonatos nacionais que podemos destacar na Europa são a La Liga (Espanha), Bundesliga (Alemanha), Ligue 1 (França) e Serie A (Itália).

CONTINENTAIS: Uefa Champions League / Uefa Europa League | Libertadores / Sul-americana

Na América do Sul o campeonato que chama mais atenção é a Libertadores, por ser a principal competição de clubes do continente. Mas, nos últimos anos, a Copa Sul-americana vem tendo um crescimento na sua importância e na audiência e em 2019 a competição secundária da Conmebol terá um desafio muito interessante pela frente. Enquanto a Libertadores continuará sendo transmitida na TV, a Sul-americana irá ser transmitida apenas por streaming. Será que a competição continuará no crescimento que vinha tendo? Só o tempo dirá.

Já na Europa, a Uefa Champions League continua a todo vapor. O primeiro semestre de 2019 vem com os playoffs da UCL já a partir de fevereiro. Já nas oitavas-de-final, dois confrontos chamam a atenção de todo fã de futebol: Atlético de Madrid x Juventus e Liverpool x Bayern de Munique prometem ser um espetáculo para todo apaixonado pela bola redonda. Pela tradição, o jogo do Manchester United (contra o Paris Saint-Germain) entraria nesse mesmo nível, mas desde a saída do técnico José Mourinho, o futuro próximo do maior campeão inglês é incerto. Do outro lado, o PSG de Neymar e Mbappé vem embalado em mais uma temporada em busca do tão sonhado título da Champions League.

A competição secundária da Uefa, a Europa League, normalmente é muito ofuscada pela irmã mais famosa e só atrai mais atenção do público quando está na reta final.

Seleções: Copa América | Eliminatórias | UEFA Nations League

Nem só de clubes viverá o futebol mundial em 2019. O novo ano que se aproxima trará importantes competições entre seleções e também começará a jornada em busca das vagas para a Copa do Mundo no Qatar, em 2022.

No primeiro semestre, além dos clássicos amistosos mensais, o futebol entre seleções começa com a disputa das eliminatórias para a Eurocopa de 2020, que não terá uma sede fixa, em celebração aos 60 anos da competição. O semestre do futebol europeu se encerra com a disputa das semifinais e da final da recém-criada Uefa Nations League. De um lado, Portugal x Suíça. Do outro, Holanda x Inglaterra. Uma dessas quatro seleções será a primeira campeã da competição.

Por outro lado, as competições para as seleções da América do Sul só começam em junho, com a realização da Copa América, no Brasil. No segundo semestre, começará a disputa das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022.

E este foi o resumo que preparamos sobre os principais campeonatos de futebol que acontecerão em 2019. Está ansioso(a) pra ver uma bola rolando novamente? Controla essa ansiedade aí e fica com a gente que nessa próxima temporada traremos regularmente alguns destaques do que se acompanhar no mundo do futebol.