Uma competição mais democrática do Brasil está prestes a começar. Não dia 25 de fevereiro de 2012, uma disputa da Copa do Brasil 2019. Dividida em oito etapas, uma jornada começa em fevereiro e é enviada para o dia 11 de setembro, dia da grande final.

A primeira fase da Copa do Brasil 2019 será disputada entre os dias 05 e 14 de fevereiro, no jogo único. Como grupos foram divididos em oito grupos, de acordo com o ranking da CBF. No sorteio, a distribuição de confiança ficou assim: Grupo A x Grupo E | Grupo B x Grupo F | Grupo C x Grupo G | Grupo D x Grupo H. Na imagem abaixo está uma tabela da CBF com cada jogo da primeira fase, como chaves para as fases seguintes e cada pote.

(Imagem: CBF / Copa do Brasil)

UMA COMPETIÇÃO EM SI

Desde 2013, a Copa do Brasil é disputada num novo formato. As duas primeiras fases são disputadas no jogo único, sendo uma vez com o tempo de menor ranking (potências E, F, G e H). show verde na segunda fase).

A terceira e a terceira fase são disputadas em jogos de ida e volta. Na terceira, apenas o mando é sorteado. Já na quarta, restando apenas 10 vezes, os confrontos e os mandos são sorteados pela CBF.

Na quinta fase, que foi os oitavas de final, os cinco vezes que participaram da série se juntaram a um grupo de 11 empresas pré-classificadas e iniciam uma reta final da competição. Esse grupo de 11 vezes conta com as equipes que fizeram a Libertadores em 2019 ( Atlético-MG, Atlético Paranaense, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras e São Paulo ) e esta parte do bloco 1 no sorteio das oitavas. O Bloco 2 continha as cinco classes classificadas da última fase e as três séries: os campeonatos da Copa do Nordeste 2018 ( Sampaio Corrêa ), Copa Verde 2018 ( Paysandu ) e da Série B 2018 ( Fortaleza ).

Na terceira fase, como quartas de final, sétima outra vez para uma definição de confrontos e mandos. A partir desta fase, o caminho será finalizado. O que deve estar em aberto será o sorteio dos mandos, que será cumprido pela CBF antes de cada uma das fases restantes.

COTAS E PREMIAÇÕES *

Desde 2018, uma Copa do Brasil tem os seus próprios valores e premiações. Para o melhor, o Cruzeiro (2018) recebeu um total de R $ 62,9 milhões em premiação durante uma competição.

Para 2019, os valores são os seguintes: nas duas fases fases, os valores são divididos de acordo com o nível de campeonato (nacional) que uma equipe está disputando. Da terceira fase em diante, os valores são iguais para todos os níveis. Confira na imagem abaixo os valores das cotas e premiações até a final:

(Imagem: Cassio Zirpoli)

Um exemplo dessa variação de cotas por competições é o Sport Recife. É uma equipa obtida na Série A do Campeonato Brasileiro, com uma quota do Grupo I. Mas, como o Esporte foi para uma Série B, contamos com uma quota do Grupo II.

E ao texto sobre uma competição mais democrática do calendário do futebol brasileiro. Em todas as fases da Copa do Brasil 2019, traremos textos para atualizar como as informações para vocês leitores. Continuem acompanhando nosso blog!

(*: Informações alcançadas e confirmadas no site da CBF e em matéria no site do jornalista Cassio Zirpoli)