Disputada desde 1960, a Copa Libertadores da América chega na sua 60ª edição em 2019 gerando opiniões controversas entre jornalistas e torcedores em toda a América do Sul. Pela primeira vez, a competição terá a grande final sendo disputada em jogo único, num campo neutro previamente definido pela Conmebol, nos mesmos moldes que acontecem na Uefa Champions League. Em 2019, a final da competição será disputada em Santiago, no Chile, no Estádio Nacional. Isso fez com que se iniciasse nas redes sociais e no meio da imprensa latina uma discussão sobre o que se deve e o que não se deve “importar” dos campeonatos europeus para os daqui.

E se engana quem acha que a Libertadores vai ter polêmica grande só agora em 2019. Para quem não lembra, a edição de 2018 já deu o que falar mundo afora, desde as utilizações polêmicas do Árbitro de Vídeo (VAR), até a bagunça na final, onde o jogo de ida foi disputado na Bombonera (casa do Boca Juniors) e a volta, ao invés de ser no Monumental (casa do River Plate), foi realizada no Santiago Bernabéu, em Madri, por causa de problemas de segurança em Buenos Aires. Resumindo, a Conmebol é uma bagunça pura e isso é facilmente visível em suas competições.

A Competição

Mas vamos ao que importa! A Libertadores 2019 já está sendo disputada em suas primeiras fases, que são de “mata-mata”. São três fases eliminatórias que antecedem a fase de grupos. Na primeira fase, foram três confrontos. Na segunda, que está em disputa no momento, são oito confrontos. Na terceira e derradeira, quatro confrontos definem quem vai pra fase de grupos.

Grupos da Copa Libertadores da América 2019 (Imagem: Reprodução Twitter @LibertadoresBR)

Atlético-MG e São Paulo são os dois times brasileiros nessas primeiras fases. Já classificados para a fase de grupos, temos mais seis times brasileiros: Palmeiras (campeão brasileiro), Athlético Paranaense (campeão da Copa Sul-americana), Cruzeiro (campeão da Copa do Brasil), Flamengo, Internacional e Grêmio. Vamos dar uma passada na situação de cada uma dessas equipes.

Atlético-MG

O Galo estreou na segunda fase da competição e já deu de cara com um adversário duro, o Danubio-URU. No jogo de ida, no Uruguai, abriu 2x0, mas saiu apenas com empate em 2x2. Na volta chegou a abrir 3x0, tomou dois gols e ainda sofreu uma pressão no fim do jogo, mas saiu com a classificação. Mesmo com placares apertados, o Atlético teve domínio nos dois jogos, se classificou e agora enfrentará outro time uruguaio, o Defensor, buscando uma vaga na fase de grupos.

São Paulo

Da mesma forma que o Atlético-MG, o São Paulo estreou na segunda fase da Libertadores. E o primeiro vexame brasileiro na competição desse ano foi do tricolor Paulista. O São Paulo totalmente desorganizado, parecendo um bando em campo, perdeu na ida, fora de casa, para o Talleres-ARG por 2x0 e não saiu de um empate sem gols na volta no Morumbi.

O técnico Jardine já vinha sendo muito questionado desde o início do ano, por causa das más atuações do time e acabou perdendo o emprego. Agora o São Paulo terá apenas o Campeonato Paulista até o início do Brasileirão para tentar trazer alegria para sua torcida.

Palmeiras

Já na fase de grupos, o atual campeão brasileiro vem prometendo fazer uma bela campanha na Libertadores desse ano. O que nos leva a dizer isso são os investimentos feitos pela diretoria palestrina, que trouxe o meia-atacante Ricardo Goulart e conseguiu manter nomes importantes como Dudu e Bruno Henrique, que receberam altas propostas do futebol chinês.

O Palmeiras está no Grupo F, ao lado e Junior Barranquilla-COL, San Lorenzo-ARG e aguarda o vencedor de Melgar-PER e Caracas-VEN, ainda pela terceira fase.

Grêmio

Outro time que se reforçou bem para 2019 foi o tricolor gaúcho. Os principais nomes trazidos pelo Grêmio foram os atacantes Diego Tardelli e Felipe Vizeu. Com a manutenção do técnico Renato Portaluppi e da dupla de zaga formada por Pedro Geromel e Walter Kannemann, o Grêmio tentará voltar ao topo da América novamente.

O grupo do tricolor gaúcho na Libertadores 2019 é o H, ao lado de Rosario Central-ARG e Universidad Catolica-CHI. Eles aguardam o vencedor de Libertad-PAR e La Guaira-VEN/Atlético Nacional-COL (este confronto, ainda pela segunda fase) pela terceira fase da competição.

Flamengo

Seguindo a linha de grandes reforços, o Flamengo trouxe logo três nomes de peso para alegria de sua imensa torcida. Tratam-se de Gabigol, De Arrascaeta e Bruno Henrique. Três jogadores que adicionam muita qualidade à parte ofensiva do rubro-negro carioca. O Urubu conta também com a volta do goleiro Diego Alves à titularidade, mas ainda precisa reforçar mais sua defesa para que o time seja forte em todos os setores, para assim ir longe na temporada e na Libertadores.

O grupo do Flamengo é o D e é composto também por San José-BOL, LDU-EQU e Peñarol-URU.

Cruzeiro

O Cruzeiro contou como maior reforço a permanência do meia Thiago Neves, mas teve a perda do também meia De Arrascaeta que foi para o Flamengo. A equipe contará em 2019 com o retorno do atacante Fred, que perdeu boa parte da temporada de 2018 por causa de lesão ligamentar no joelho e também com um grupo de médio para fraco para ir pegando confiança e assim tentar almejar algo maior na competição.

O Cruzeiro está no grupo B da Libertadores 2019, ao lado de Huracán-ARG, Emelec-EQU e Deportivo Lara-VEN.

Internacional

Dentre os times brasileiros da Libertadores 2019, o Inter fica mais atrás no quesito reforços. Isso, pelo menos no papel. Os principais nomes que o Colorado trouxe para a atual temporada foram os atacantes Tréllez e Neílton e os volantes Rodrigo Lindoso e Matheus Galdezani.  Além deles, também teve o retorno do atacante Rafael Sóbis, que estava no Cruzeiro.

Pela tradição, o Inter pode sim brigar pela primeira posição do grupo A, mas não será fácil. O atual campeão River Plate está no mesmo grupo, junto de Alianza Lima-PER e o quarto time será Talleres-ARG, que eliminou o São Paulo na segunda fase, ou o Palestin-CHI.

Athlético-PR

O Furacão chega empolgado para a Libertadores deste ano. Vindo de seu primeiro título internacional, quando venceu a Copa Sul-Americana do ano passado contra o Junior Barranquilla-COL. Mesmo perdendo o atacante Pablo para o São Paulo, o Athlético se reforçou bem, dentro das características do time e agora o técnico Tiago Nunes tem a missão de levar a equipe longe dentro da competição.

O Athlético está no grupo G, ao lado do atual vice-campeão, Boca Juniors-ARG, Deportes Tolima-COL e Jorge Wilstermann-BOL.

__________________________________________________________

E este é o resumo dos times brasileiros na Copa Libertadores da América 2019. Já escolheu seu favorito para esse ano? Saiba que a Central Fut tem um sistema de apostas online para você acompanhar tanto a Libertadores como qualquer outra competição de uma maneira diferente, além de simplesmente torcer. Depois dá uma olhada no nosso ambiente de demonstração no link a seguir para ficar por dentro do nosso sistema. Continuem acompanhando nosso blog e até o próximo texto!

Acesse a Demo Central Fut: https://demo.cnf.bet/#/tabela